Dia do Emigrante movimenta freguesia da Ilha

emigrante

A XIIª edição do Dia do Emigrante, organizada pela Casa do Povo da Ilha, decorrerá no próximo dia 16 de agosto, na freguesia da Ilha.

No programa de animação, estão previstas diversas iniciativas que, espera-se, servirão de mote para muitos forasteiros visitarem a Ilha, neste dia.

O programa inicia-se pelas 11h00, com a transmissão do programa da Rádio Festival, “Músicas do Arco da Velha” e às 13h00, a transmissão do programa “Abraço da Madeira”, da Antena1 Madeira.

Pelas 14h00, na Igreja local decorre a celebração da Missa Dominical em honra a Nossa Senhora do Rosário pelos emigrantes, seguindo-se a receção às entidades oficiais, emigrantes e residentes, com a interpretação dos hinos pela voz de Mónica Ascensão. A sessão oficial será presidida pelo secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques.

Segue-se a conferência com a temática “Novas oportunidades de negócios e investimentos”, que conta com a participação do orador Jorge Vale Fernandes, diretor regional de Inovação, Valorização e Empreendedorismo.

Prosseguindo a parte informativa, a organização reservou um programa de animação diversificado que contempla folclore, música, teatro e dança, servindo de palco para aquilo que de melhor se faz em termos culturais na região.

O folclore e música tradicional serão representados pelo grupo de folclore da Casa do Povo de Santana; pelo grupo coral e etnográfico “O Brinquinho” da Casa do Povo do Caniço e pelo grupo de Concertinas da Casa do Povo da Ribeira Brava. Em termos de música, estará presente também Buzico e o seu acordeão.

Quanto à dança, é representada pelo grupo da Casa do Povoda  Ilha e o grupo de aeróbica Fitness Team da Casa do Povo de Gaula, que abrilhantarão este evento com os seus números de danças rítmicas e modernas. A arte de representar fica a cargo do grupo de teatro da Casa do Povo local.

Este ano, o artista cabeça de cartaz é Iran Costa, com atuação prevista para as 21h00.

O Dia do Emigrante arranca para a fase final com a atuação dos comediantes madeirenses 4litro, seguida dos sons dançantes do DJ Andy Lux.