Capela das Babosas com projeto pronto aguarda licença da Câmara

No local da anterior capela, foi construído um abrigo em madeira e zinco para acolher os fiéis. Fotos: Rui Marote

Espera-se para breve o licenciamento da nova capela das Babosas. Ainda na passada semana, a pedido da Câmara Municipal do Funchal, foi entregue uma nova correção ao projeto inicial, mas ao que tudo indica o processo estará em condições para receber luz verde por parte da edilidade.

Fontes próximas à paróquia do Monte veriam com satisfação o anúncio do licenciamento nesta altura em que se prepara a festa de Nossa Senhora do Monte.

A nova capela terá uma configuração completamente distinta da anterior que foi destruída pela enxurrada de 20 de fevereiro de 2010. Uma opção que tem dividido as opiniões, mas que terá a ver com questões de valorização do património. De acordo com o parecer dos especialistas que compõem a comissão técnica da Diocese do Funchal, a construção de uma réplica constituiria apenas isso, uma cópia, o que, do ponto de vista arquitetónico, representaria uma intervenção de menos valor.

O novo projeto, que mantém a escala do antigo templo e a escadaria, utiliza na sua conceção a forma triangular (vela ou chama) a simbolizar a fé e a vida. O monumento terá referências à aluvião e um memorial às vítimas do 20 de fevereiro.

O projeto de execução, assinado pela MSB-Arquitetos, um gabinete madeirense, foi entregue à CMF a 31 de março último, tendo em abril sido solicitadas correções e projetos de especialidade que foram anexados ao processo. A última modificação deu entrada na passada semana, pelo que há perspetivas de o licenciamento estar para breve.

Após este procedimento administrativo, será a fase da consulta de orçamentos e respetivos cadernos de encargos.

Sabe-se que há privados interessados em colaborar com a Diocese na construção o templo. No entanto, mantém-se em aberto a possibilidade de os custos de construção serem suportados por Joe Berardo. Recorde-se que o empresário foi o primeiro a avançar com a intenção de contribuir para a nova capela das Babosas, cuja construção estará orçada em cerca de 400 mil euros.