Madeira Fest – Madeira International Martial Arts Event

cartaz madeira fest 2015

*Com Lília Castanha

De 2 a 5 de Setembro irá ter lugar na Madeira o Madeira Fest, um festival de Artes Marciais que se realiza no Hotel Vila Galé em Santa Cruz. Este ano são cinco as artes marciais que irão ser exemplificadas pelos mestres (dois da Finlândia, um da Argélia, um de Espanha e outro do Continente) que estarão presentes: Krav Maga, Hapkido, Brazilian Jiu Jitsu, Hyol Do Bop e Arnis/Kali/Eskrima). Além da vertente das artes marciais, irá haver também a vertente da dança com aulas de Zumba (Zumba® Fitness, Zumba® Toning, Zumba Sentao® e Aqua Zumba®) no dia 5 de Setembro

Os interessados poderão experimentar as várias Artes Marciais de 2 a 5 de Setembro das 16.00 até às 20.00 perante o pagamento da inscrição, acontecendo o mesmo com as aulas de Zumba no dia 5. A festa de encerramento, gratuita para os inscritos nos treinos, será na Piscina da Ribeira da Boaventura das 19.00 às 02.00 e contará com demonstrações das várias artes e Zumba. Se gosta de Artes Marciais e/ou Zumba, fica aqui a sugestão.

Um dos organizadores do evento foi João Teixeira, fundador da Academia de Combate da Madeira, que respondeu a algumas questões do Funchal Notícias sobre o evento.

FN –  Como nasceu esta ideia de organizar um evento deste tipo?

JT –  A ideia nasceu numa conversa entre mim e o meu Instrutor, Pedro Silva (que também está comigo na Organização deste evento), onde falávamos em organizar um evento principalmente para pessoas vindas de fora. A ideia era organizar um Festival com Mestres de outras Artes , afim de aprendermos com eles e trocar experiências, proporcionando ao mesmo tempo novos conhecimentos aos nossos atletas. Durante a conversa, sugeri-lhe que fizéssemos em Santa Cruz, pois era uma forma de vendermos o destino Madeira e, Santa Cruz, era óptima como centro de logística, pois era pequena (o que garantia que as pessoas não se dispersassem), ficava ao pé do Aeroporto, tinha hóteis, restaurantes, e bons serviços de transportes públicos para quem quisesse passear.

FN – Qual tem sido a adesão do público nacional e internacional?

JT – Por incrível que pareça, a adesão tem sido mais a nível Internacional do que Nacional, o que prova que a nossa ideia vingou, e só não tem sido maior devido ao custo dos bilhetes de avião. Há muita gente interessada que, não veio devido ao valor exorbitante das viagens. No entanto e até agora, já temos confirmada a vinda de 15 Finlandeses, 13 Argelinos, 5 Espanhóis e alguns Continentais. Até Setembro, esperamos ainda mais algumas inscrições. Para além destas pessoas, tenho os meus alunos e outros de outros clubes. Penso que vamos alcançar o mesmo número de pessoas que tivemos o ano passado, cerca de setenta.

FN – Como seleccionaram os mestres que irão fazer parte do evento?

JT – Os Mestres são escolhidos pelo seu currículo, bem como por serem nossos conhecidos. Temos que começar por algum lado, e então preferimos começar com quem conhecemos, com quem nos garantisse que iria trazer alunos para o Festival. De nada serve ter um Grande Mestre se em troca não traz ninguém com ele. Queremos antes de mais vender o destino Madeira, pelo que o treino é simplesmente a cereja no topo do bolo. As pessoas vêem principalmente para conhecer a Ilha e fazer férias, não é tanto para treinar.

FN – Qualquer pessoa pode participar ou é necessário que os participantes preenchem algum requisito?

JT – Qualquer pessoa pode-participar, e o único requisito é ter mais de 13 anos

FN – Quanto custam as inscrições?

JT – As inscrições para os quatro dias de Artes Marciais(que decorrerão entre o dia 2 e 5 de Setembro, entre as 16:00 – 20:00 no hotel Vila Galé), custam 70 euros. Neste preço já está incluída a entrada para a festa de encerramento que decorrerá na noite do dia 5 nas piscinas da Boaventura em Santa Cruz,, uma t-shirt do evento, bem como águas e bebidas energéticas durante as sessões. 

Gostaria de referir que, no sábado (dia 5), teremos entre as 10:00 e as 14:00 no hotel Vila Galé, o Zumba como actividade, sendo as aulas ministradas pelos instrutores no cartaz. As pessoas que se quiserem inscrever para esta actividade, poderão fazê-lo, mediante o pagamento de 25 euros. Este valor já inclui a entrada na festa de encerramento e uma t-shirt, bem como as águas e bebidas energéticas durante as sessões do dia. Atenção só a uma coisa: não posso garantir t-shirts a todos os participantes, uma vez que os últimos a se inscreverem correm o risco de não ter nenhuma, pois só foram feitas, cem. Conforme se vão inscrevendo, vou entregando, pelo que, quem se deixar ficar para o fim, corre o risco de não ter.

mADEIRA FEST ZUMBA 2015

FN – Como é que será a Pool Party?

JT – A Pool Party é a festa de encerramento que decorrerá na noite de 5 de setembro (nas piscinas da Boaventura em Santa Cruz, que se situam abaixo do Aquaparque), iniciando-se às 19:30 com uma aula de Aqua Zumba, seguida de uma Masterclass de Zumba. Teremos cá o, Nuno Antas, o Eltón Camacho, o Juan Azucar, a Carina Fritman, e dos E.U.A., o Richard Gomerly. Depois por volta das 22:30, teremos seis combates de demonstração de Muay Thai, e nos intervalos dos combates, teremos demonstrações dos Mestres e das modalidades presentes no Festival. A seguir, continuaremos com o Zumba e animação até às 02:00. Quem quiser participar só na festa de encerramento, poderá fazê-lo, mediante a compra do bilhete para a festa que tem um custo de 10 euros. No entanto, gostaria de chamar à atenção para o facto dos bilhetes darem direito a uma bebida e terem vouchers que permitem bons descontos nas respectivas lojas, pois só pelos descontos aí propostos, vale a pena comprar o bilhete. Qualquer contacto pode sempre ser feito através da página do evento no Facebook (Madeira Fest).

O Funchal Notícias, com a colaboração de João Teixeira, disponibiliza ainda aos interessados o vídeo promocional do evento feito pelo Rami Vainionpää, um dos mestres que irá estar presente no evento.