É já amanhã, dia 30, o concerto solidário com a Liga Contra o Cancro

wpid-fb_20141212_23_48_46_saved_picture.jpg

É já amanhã, dia 30 de Julho, pelas 21h30, no hotel Four Views Baía, no Funchal (antigo hotel S. João) que se realiza o concerto solidário com o núcleo regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, organizado por iniciativa de Raquel Lombardi, uma paciente desta doença que recusa render-se à mesma e que prefere despertar consciências para a mesma e procurar promover eventos deste cariz.

Recorde-se que o Funchal Notícias abordou esta iniciativa já no passado dia 9 de Julho, dando a conhecer os intérpretes deste concerto, prestigiados músicos da área clássica, incluindo dois italianos convidados, Giuseppe del Plato e Angelo Ruggeri. O primeiro é guitarrista, o segundo flautista, e ambos deverão estrear no Funchal uma obra que figurará no seu próximo CD.

A estes músicos juntar-se-ão ainda os guitarristas Luciano Lombardi (marido de Raquel), Pedro Zamora e Francisco Lopes. No bandolim, participará no concerto Norberto Cruz. Todos são músicos de renome.

Conforme disse ao FN Raquel Lombardi, outros dois músicos quiseram juntar-se ao concerto, nomeadamente a guitarrista Rebeca Oliveira e a cantora Lidiane Duailibi. São, portanto, outros nomes de destaque que vêm enriquecer ainda mais este evento.

Sem detrimento dos outros intérpretes, o maior destaque vai, porém, para os guitarristas convidados.

Este duo tem marcado presença ao longo dos anos nos mais destacados eventos dos circuitos musicais em países como a Itália, a Espanha, a Alemanha, Portugal, a Rússia ou França, realizando concertos para importantes instituições. Ministra regularmente master classes e cursos de aperfeiçoamento no âmbito do repertório solístico e camerístico.

O repertório do duo Ruggieri/Del Plato abrange compositores desde o séc. XVI até aos nossos dias. Didactas e ao mesmo tempo concertistas, pesquisam obras peculiares que salientem as qualidades dos dois instrumentos que tocam, a flauta e a guitarra. Vários compositores dedicaram-lhes obras originais, nomeadamente Claude Bolling, Roberto Fabbri, Ciro Barbato, Antonello Grande, Antonello Cannavale, Angelo Lauro, Annielo Palomba, Vincenzo Sorrentino e Vincenzo D’Ambrosio.

Na sua temporada em Espanha, na qual participaram em diversos festivais, apresentaram um repertório de primeiras execuções mundiais baseado em obras de Paganini, cujas transcrições foram da autoria destes músicos. No seu currículo contam com vários CDs editados.

Os bilhetes para este evento, que promete reunir músicos internacionais de reconhecida qualidade, custam apenas 10 euros e estarão à venda na recepção do hotel. Ademais, dada a dimensão solidária do acontecimento, somam-se as condições para que este mereça a adesão do público, para transformar-se num merecido sucesso.

Raquel Lombardi quer mostrar que se pode falar de cancro sem medos. É a organizadora deste concerto.
Raquel Lombardi quer mostrar que se pode falar de cancro sem medos. É a organizadora deste concerto.