Irmãos Aguiar apresentaram as viaturas para o Rally Vinho Madeira 2015

Citroen C2 (à esq.) e Peugeot 208 R2 (à dir.) estão prontos para o RVM'15
Citroen C2 (à esq.) e Peugeot 208 R2 (à dir.) estão prontos para o RVM’15 (Foto de funchalnoticias.net)

*Com Lília Castanha

Ontem, no final da tarde, os irmãos Aguiar, Décio e Wilson, apresentaram as viaturas com as quais vão competir no Rally Vinho Madeira, que já se inicia na próxima 5ª feira. Esta apresentação serviu também para comemorar os 60 anos de José Camacho,  co-piloto de Wilson Aguiar, que contabiliza já 35 anos nesta posição, tendo já sido navegador de pilotos como Américo Campos, Vítor Sá, entre outros.

A apresentação teve lugar no Porto de Recreio de Santa Cruz e contou com muita afluência do público. O Funchal Notícias esteve presente e entrevistou ambos os pilotos.

Wilson Aguiar em sessão de autógrafos
Wilson Aguiar em sessão de autógrafos com Décio Aguiar ao fundo à direita (Foto de funchalnotícias.net)

FN – Olá Décio, parabéns por esta apresentação, o teu irmão com o 208, tu com o C2. Vamos começar por rever o teu percurso nos rallies. Quando é que tu começaste nos rallies?

Décio – Bem, comecei nos rallies no ano 2000, o meu pai fazia rally com um velhinho Opel Corsa B e passou-me em seguida o carro e a partir daí iniciei nos rallys e agora já lá vão 15 anos.

FN – Ao longos destes anos quais foram as máquinas que tripulaste?

Décio – Comecei com o Opel, o carro que herdei do meu pai; depois passei para um 206, para um Opel Astra, e agora estou com o Citroen C2.

FN – Dos três carro, qual foi o que mais gostaste de guiar?

Décio – Foi o carro que me deu uma alegria, o Opel Astra, num único rally em que o carro comportou-se mesmo como deve ser, o Rally do Faial, em fiz um 2º lugar à geral. Fiquei surpreendido e todos disseram que tinha sido por causa da chuva e que eu tinha um carro mais potente do que os outros mas os outros concorrentes tinham também um carro de última evolução. Foi um rally em que tudo correu bem e adaptei-me bem às condições e foi o melhor resultado nestes 15 anos em que estou nos rallies. O Astra realmente foi o carro que mais gozo me deu. Curiosamente levei o número 28 de porta nesse rally e quando vou ver o número de inscritos verifiquei que tinha o número 28 de porta para o RVM, penso que é um número que me dá sorte, vamos ver.

FN – Já fizeste Vinho Madeira e corres agora de C2. O que esperas deste Rally Vinho Madeira 2015?

Décio – Quanto a objetivos é complicado pois estou há muito tempo parado e o ritmo e os reflexos já não são aqueles que temos quando temos dezoito anos, altura em que arriscava mais. Agora vejo os rallies duma maneira diferente, não é só aquela euforia e o meu objetivo mesmo é terminar o rally. Na verdade, digo isto agora mas quando estamos lá dentro uma pessoa gosta sempre de acelerar e tentar lutar com os outros da mesma classe; por isso vou fazer os possíveis para andar o melhor que sei e tentar não correr muitos riscos. Já agora não queria deixar passar a oportunidade para agradecer aos meus patrocinadores: Brilhoel, Ad Automóveis,José camacho 35/60, Policlinica de Santa Cruz, Docar Mar,Presti Pneu, Padaria Espigão, Academia da Fantasia, Diverfogo e Auto Quintal.

FN – Vais acompanhado pelo Nuno Abreu, um co-piloto com quem já tens alguma experiência, que já te acompanhou noutros rallies. O Funchal Notícias espera verdadeiramente que consigas atingir o teu objetivo e que chegues ao fim. Boa sorte Décio!

 Agora vamos passar para o Wilson que corre de Peugeot 208 R2 com José Camacho como co-piloto. Wilson, quando é que tu te iniciaste nos rallies?

Wilson – Iniciei em 2005 quando fiz 18 anos na Rampa do Monte, tinha três meses de carta. Anteriormente já tinha tido algumas experiências de condução com o carro do meu irmão e depois viemos sempre a crescer até os dias de hoje.

FN – Já tiveste a experiência de conduzir várias viaturas como piloto. Quais foram?

Wilson – Comecei com o 206 GTI, depois conduzi um Opel Corsa B, já tive uma experiência com o Astra, o 306 Kit Car que era da Olca Competições, o 206 S1600, o Citroen C2 e agora o Citroen 208.

FN – Destas viaturas qual foi aquela que mais gostaste de conduzir?

Wilson – Sinceramente foi o Opel Astra porque é um carro de rally autêntico, mecânica pura, não há ajudas eletrónicas, é tudo ferro com ferro digamos assim, é um carro bruto, bastante potente, tu sentes os braços todos a tremer por todo o lado e cada vez que eu dava uma volta ficava elétrico mesmo.

FN – Pois, o ser humano com a máquina, tudo o que fizeres a máquina traduz. E qual foi o melhor resultado adquirido ao longo dos rallies?

Wilson – Em 2009 comecei com o C2, fiz uma época em que fui vice-campeão do Troféu Engº Rafael Costa. 2010 foi um ano fabuloso para mim, tive cinco vitórias em sete rallies e cinco vitórias consecutivas; fui logo campeão nessas cinco vitórias iniciais e acho que esse foi o ano mais marcante e o ano da minha afirmação nos rallies. Não me considero um piloto muito rápido mas considero-me um piloto que consegue andar em alguns espaços bem depressa e que consegue proporcionar até algum espetáculo.

FN – Tal como o Décio já não é a primeira vez que fazes o Vinho Madeira, mudaste para o 208 e este ano comemoras os 35/60 do teu co-piloto, uma pessoa que tem um palmarés invejável nos rallies e que te proporcionou esta experiência. O que é que tu esperas desta competição?

Wilson – Eu espero terminar porque já em três rallies Vinho Madeira que eu faço que eu não tenho tido a possibilidade de terminar devido a problemas mecânicos e o objetivo principal é mesmo terminar para comemorarmos os sessenta anos do Camacho e os trinta e cinco anos de carreira. Isto é um brinde ao Camacho, é dedicado a ele e é tudo mérito dele também. Claro que queremos andar depressa e fazer o melhor que soubermos.

FN – Quero agradecer a oportunidade que nos deste de conversar connosco  e felicidades para este rally Vinho Madeira 2015.

Rally Vinho Madeira 2015, irmãos Aguiar
(Foto de funchalnoticias.net)