Bispo do Funchal comemora jubileu de ouro com solene Eucaristia na Sé Catedral

bispo
O Bispo do Funchal durante a celebração da Festa da Família. Foto site da Diocese do Funchal

O Bispo da Diocese do Funchal está a comemorar o seu jubileu de ouro sacerdotal, na companhia de outros sacerdotes que também assinalam os seus 50 anos de ordenação como padres e ainda outros que festejam as bodas de prata.

Hoje, pelas 18h30, na Sé Catedral, está agendada uma solene celebração Eucarística, para a qual o Bispo da Diocese convida “a participar todo o povo de Deus”.

No âmbito destas celebrações jubilares, realizou-se na Igreja do Colégio, um concerto, a 24 de julho,  pelo grupo Rão Kyão, intitulado “Sopro de Vida-Maria”.

Para além da música, a oração é também privilegiada. Na Igreja do Colégio, está ainda a ser dinamizado um novenário jubilar de oração pelas vocações e de ação de graças, com o tema “ O Sacerdócio no pontificado do Papa Francisco”, integrado na Adoração ao Santíssimo Sacramento, às 16,30h, e também na celebração eucarística, às 17.00h.

Numa nota aos fiéis, o Bispo D. António Carrilho explica estas comemorações: “Na continuidade do ano jubilar dos 500 anos da Criação da Diocese do Funchal, este ano está a ser, um ano também jubilar, pelas ordenações no grau do presbiterado. Para nós, reveste-se de particular significado o quinquagésimo aniversário da Ordenação Sacerdotal do nosso Bispo D. António Carrilho e de alguns sacerdotes, bem como das bodas de prata de outros nossos dos nossos colegas”.

Citando o Evangelista São Mateus, D. António Carrilho observa que “A luz não se acende para ser colocada debaixo do alqueire”(Mt 5,15)”, pelo que, refere o Prelado,  “somos convidados, bispos, sacerdotes e seminaristas, consagrados e consagradas da nossa Diocese, irmãs de vida contemplativa, congregações e ordens religiosas, as sociedades de vida apostólica e os institutos seculares, movimentos eclesiais, secretariados, confrarias, jovens, crianças, e demais povo de Deus, a celebrar esta luz iniciada no batismo que continuou no sacramento da Ordem, durante estes vinte e cinco e cinquenta anos, do nosso Bispo e dos nossos sacerdotes jubilados. Assim, somos todos chamados a agradecer ao Senhor este dom admirável do sacerdócio ministerial”.