Mapa dinâmico com as escolas da RAM

Com o concurso de professores e educadores da RAM a iniciar nesta semana, o projeto Google Earth na Sala de Aula publica um mapa que poderá ser útil na identificação e localização das diversas escolas da RAM. Poderá, por exemplo, encontrar a escola mais próxima do seu local de residência ou de outros locais de interesse, facilitando (um pouco) todo o processo de selecção e escolha de escola a concorrer. Este mapa é constituído por todos os estabelecimentos de ensino, públicos e privados, da Ilha da Madeira e de Porto Santo incluindo todos os níveis de ensino, desde as creches e pré-escolares até ao ensino superior. A simbologia escolhida para cada ponto no mapa ajuda a associar o respetivo nível de ensino. Pode ainda consultar informação adicional de cada estabelecimento como morada, e-mail, site de Internet e se o estabelecimento é público ou privado. Para ajudar a identificar a escola em cada um dos concelhos, no site de Internet do projeto (https://goo.gl/20PI9c) foi acrescentado o mapa com o limite administrativo dos concelhos e os respetivos censos demográficos desde 1864 a 2011. Atenção: apesar da descrição das escolas deste mapa ter sido criado com base em informação da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos, confira sempre os dados oficiais disponibilizados por esta Secretaria.

Este mapa é útil para ensinar aos alunos a localização da sua escola, bem como a zona envolvente, podendo usar ainda o StreetView para melhor identificar os locais de interesse. Aproveite ainda este mapa para realizar o cruzamento espacial com outros mapas do projeto como os Limites Administrativos da RAM com censos demográficos 1854 – 2011 (https://youtu.be/_2SMvIrNfic), as Ribeiras e recursos hídricos (https://youtu.be/_2SMvIrNfic) e ainda as Áreas protegidas (https://youtu.be/0OgM5lAgwnc), de modo a sensibilizar os alunos a atuarem, no seu dia a dia, de acordo com o meio em que vivem.

Para ver o mapa no Google Earth do seu computador, descarregue-o gratuitamente a partir do seguinte link http://bit.ly/EscolasRAM. Pode ainda consultar e partilhar este mapa diretamente no site de Internet com o Google Maps. Desfrute de mais este recurso, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade.

Acompanhe as novidades do projeto:
– Através do novo site do projeto: https://goo.gl/6CMOT2
– Fazendo “Gosto” na página do Facebook do livro: http://goo.gl/7WlyAf
– Através do canal do YouTube com os restantes recursos existentes: http://goo.gl/gUZTOi