Orquestra Clássica da Madeira actua hoje sem Eduarda Melo

 

unnamed (2)
Violinista Nikita Kuts

O programa do Concerto de Encerramento da Temporada Artística 2014-2015 da Orquestra Clássica da Madeira que estava agendado para hoje às 18h00 no Teatro Municipal Baltazar Dias foi alterado por motivos de saúde da soprano Eduarda Melo. Contudo, a Orquestra Clássica da Madeira vai apresentar-se com as prestações dos solistas Mariana Pimenta (Soprano) e Nikita Kuts (Violinista) num concerto que será dirigido pelo ilustre maestro Martin André.

Programa

Mozart, W. A. (1756 – 1791) – Abertura da Ópera “A Flauta Mágica”

Saint-Saëns, C. (1835-1921) – Introduction et Rondo Capriccioso, Op.28

Brahms, J. (1833 – 1897) – Academic Festival Overture Op.80

Schostakovich, D. (1906 – 1975) – Abertura Festiva

Puccini, G. (1858 – 1924) – “O mio babbino caro…” da Ópera “Gianni Schicchi”

Gounod, C. (1818 – 1893) “Ah! Je ris de me voir” – da Ópera “Fausto”

Tchaikovski, P. I. (1840 – 1893) – Abertura 1812

O maestro convidado Martin André frequentou a Yehudi Menuhin School (onde estudou piano) e estudou música na Universidade de Cambridge. Fez a sua estreia profissional dirigindo uma versão de câmara da Aida para a Ópera Nacional de Gales, onde foi em várias temporadas maestro residente. Durante este período trabalhou um vasto reportório, dando particular atenção ao séc. XIX italiano.

Entre 1993 e 1996 foi Diretor Musical da English Touring Opera, dirigindo óperas tanto em Londres como em digressões por todo o Reino Unido na Ópera. Em 1996 foi galardoado com o Arts Foundation Conducting Foundation. Martin André é o único maestro que já dirigiu todas as grandes companhias de Ópera Britânicas. Desde que deixou o seu cargo na Ópera Nacional de Gales, tem-se apresentado à frente da Royal Opera House, Glyndebourne Touring Opera, Ópera da Escócia, Ópera Nacional Inglesa, Opera North e Ópera da Irlanda do Norte. Em 2000 dirigiu uma produção gravado ao vivo para a BBC de Londres de Le Nozze di Figaro.

Atualmente divide a sua carreira profissional entre os teatros de ópera e as salas de concerto, dirigindo reputadas orquestras.

A sua carreira internacional inclui compromissos na África do Sul, Albânia, Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda, Israel, Itália, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, República Checa e Suíça.

unnamed (3)
Soprano Mariana Pimenta

Mariana Pimenta, Soprano é Natural da Ilha da Madeira, Portugal, nascida em 1987. Iniciou a sua atividade musical aos sete anos, na atual Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, no coro Infantil, dirigido pela maestrina Zélia Gomes. Em 2003 ingressou no Curso Professional de Canto no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, onde teve como professores de canto Stefan Hathazy, João Pereira e Inês Villadelprat. Seguidamente completou a Licenciatura em canto e o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, na classe de canto de António Salgado, Joaquina Ly e orientação de Filipa Lã. Recentemente terminou o Mestrado em Música Antiga no Conservatório Real de Haia, com nota máxima cum laude, tendo estudado com os docentes de canto Jill Feldman, Maria Acda-Maas, Michael Chance e Peter Kooij.

O seu trabalho divide-se pelas vertentes de solista e ensemble. No primeiro tem se debruçado principalmente no repertório de Oratória e em recital com piano no repertório da canção e da ópera; no segundo tem vindo a trabalhar em diversos grupos, tais como o Coro da Rádio da Holanda, tendo performances regulares no Concertgebouw em Amesterdão, transmitidos para a rádio Nacional holandesa. É membro do grupo Música Temprana, dirigido por Adrián van der Spoel, dedicado especialmente à música antiga da América latina, e com quem gravou o último CD: “Missa Criolla”. Constitui também o ensemble vocal Dieci Voci, dirigido por Michael Chance. Foi membro do Vocal Ensemble, dirigido por Vasco Negreiros, dedicado especialmente à polifonia renascentista. Brevemente interpretará o papel de Teofane da ópera “Ottone”, de Händel, em diferentes cidades da Holanda. Mariana tem vindo a trabalhar em vários países, tais como Portugal, Holanda, Itália, Bélgica, Alemanha e Equador.

Nikita Kuts, violinista oriundo de uma família de músicos, Nikita Kuts nasceu a 14 de Agosto de 1997. Aos seis anos deu início ao estudo do violino com a Professora Nana Khachkalyan no Gabinete Coordenador de Educação Artística.

Ao longo destes anos ganhou muitos prémios em concursos no GCEA e Conservatório – Escola profissional das Artes da Madeira – CEPAM, destacando-se também o primeiro prémio no Concurso Capela, em Lisboa.

Participou em vários estágios de orquestra, sob direção de maestros como Jean-Sébastien Béreau e Cesário Costa. Participou também em master classes com professores de reconhecido mérito pedagógico, como Liviu Prunaru, Alissa Margulis, Aníbal Lima, entre outros.

Nikita Kuts participou nos concertos em forma de estágio pedagógico da Orquestra Clássica da Madeira com os maestros Rui Pinheiro e Martin André.

Sob direção pedagógica do Professor Robert Bramley, integrou a Orquestra Académica do CEPAM assim como a Orquestra de Cordas do CEPAM.

Foi finalista do Curso Profissional de Instrumentista do Conservatório da Madeira com orientação pedagógica do Professor Norberto Gomes. Ingressou na classe de violino do professor Ilya Grubert no Conservatorium van Amsterdam, na Holanda.