Madeirenses levantaram mais dinheiro através dos multibancos

 

Sem Título.jpg
Foto: DR

Os dados fornecidos pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) para a Madeira, referentes ao 2º trimestre de 2015, mostram que os montantes relativos às duas principais operações da rede Multibanco (levantamentos e compras através de terminais de pagamento automático), registaram um crescimento de 4,9% comparativamente ao período homólogo. No caso dos cartões nacionais, o acréscimo no referido agregado foi de 4,8% e nos internacionais de 5,6%.

Se retirarmos a componente dos levantamentos em nacionais e internacionais, é de assinalar que enquanto os primeiros aumentaram 1,1% (totalizando 146,1 milhões de euros no 2º trimestre de 2015), os internacionais observaram uma quebra homóloga de 1,4% (17,2 milhões de euros entre abril e junho deste ano). A variação global dos levantamentos foi de 0,9%.

De notar que, as compras através de Terminais de Pagamento (TPA) feitas com cartões nacionais ultrapassaram os 140,5 milhões de euros entre abril e junho deste ano (+8,8% que em mesmo período de 2014) enquanto as compras feitas com cartões internacionais rondaram os 34,7 milhões de euros (+9,4% que no período homólogo). A variação global das compras através de TPA foi de 8,9%.

Os pagamentos registaram uma evolução homóloga ligeiramente positiva de 0,2%. A nível nacional os montantes movimentados nas operações da rede multibanco em análise cresceram quer nos levantamentos (+1,5%), quer nas compras através de TPA (+8,8%), quer nos pagamentos (+3,2%). A variação homóloga dos levantamentos agregados às compras através de TPA, no país, foi de +5,3%.

multibanco PT

A análise dos dados por município mostra que Santana foi o município onde os levantamentos agregados das compras através de TPA mais cresceram (+8,1%), seguido da Calheta (+6,9%) e do Funchal (+5,9%). A única descida homóloga no referido indicador foi observada no Porto Moniz (-2,2%), cuja evolução também foi condicionada pela quebra nos levantamentos internacionais (-14,4%).

Analisando o 1º semestre de 2015, conclui-se que na RAM, o crescimento dos levantamentos adicionados das compras através de TPA cifrou-se em 2,8% (5,3% no país). No referido período, observaram-se acréscimos homólogos em todos os municípios, com exceção da Ribeira Brava (-0,8%). Santana liderou as subidas, observando-se neste município um aumento homólogo de 7,0% na variação homóloga do agregado em análise. Por sua vez, os pagamentos no 1º semestre de 2015 caíram 4,9% quando comparados com o mesmo período de 2014.

As variações homólogas dos levantamentos e compras através de TPA evidenciam a existência de efeito substituição entre estes dois tipos de operação, pois enquanto os levantamentos caíram 1,8%, as compras através de TPA aumentaram 7,6%.