Sérgio Marques organiza encontro de emigrantes

emigracao
Os emigrantes podem participar na festa.

A Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares Europeus e o Centro das Comunidades Madeirenses e Imigração organizam nos dias 28 e dia 29 de Agosto um primeiro encontro com emigrantes, no sentido de ouvir os madeirenses que estão na diáspora sobre o desenho que defendem para aquele que será o Fórum Anual das Comunidades Madeirenses.

Esta iniciativa, que terá 1ª edição já em 2016 será o culminar de cada ano de contactos entre a Região e as Comunidades e entre as Comunidades entre si. Nesse sentido estão a ser convidados madeirenses que, de uma forma ou de outra, se destacaram nos países de acolhimento que se constituem como referências para as comunidades, representativas do seu pulsar.

Sérgio marques
Sérgio Marques organiza o evento para os emigrantes.

A SRAPE e o CCMI estendem o convite a todos os emigrantes e ex-emigrantes que se queiram inscrever, em local e data a anunciar proximamente, de modo a ter um conhecimento o mais profundo e heterogéneo possível da opinião dos nossos “embaixadores por esse mundo além”. Sempre com o intuito de perceber que políticas querem para as comunidades e o modelo que preconizam na futura plataforma de contacto entre a diáspora e o GR. Existe a vontade de ouvir Madeirenses que nunca conseguiram expressar as suas ideias sobre os fenómenos associados à emigração, por não fazerem parte de estruturas organizadas, madeirenses de segunda e terceira gerações, bem como os novos emigrantes, com perfil distinto do tradicional cidadão que procurou durante décadas uma vida melhor no exterior.

 O 1º encontro preparatório com os Emigrantes decorrerá durante dois dias onde serão abordadas 4 áreas temáticas:

 

  • Órgãos de Comunicação Social da Diáspora
  • Plataforma de Negócios, Empresários e Empreendedorismo – Moderadores
  • Luso-descendentes e Cultura
  • Mecanismos de Representatividade