Facebook bloqueia IP da Escola Horácio Bento por má utilização

horácio
Durante o ano, há cerca de 200 utilizações diárias do facebook, em wireless, no facebook.

O IP público do facebook da Escola do 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia está bloqueado a partir de hoje. O facto tem gerado algumas dúvidas por parte dos habituais utilizadores, mas a direção esclarece que é alheia ao problema e que já foram ativados os procedimentos para a normalização da situação.

A presidente da direção, Fátima Teles, colocou-nos em contacto com um responsável pelo serviço de informática da Escola que confirmou o bloqueio do IP exclusivamente em relação ao serviço de facebook. Quanto às razões, foi explicado o Funchal Notícias que terá sido feita uma má utilização ao servidor de facebook que, por seu turno, bloqueou imediatamente o acesso. Esse acesso indevido não está identificado, podendo ter sido d e alguém do exterior ou de dentro da instituição, que usou o serviço. Em resultado, a Escola pertence a uma espécie de “lista negra”, grosso modo, de maus utilizadores do serviço.

No tempo normal de aulas, a Horácio Bento conta com cerca de 200 acessos diários ao facebook através da rede wireless. A utilização individual é sempre feita através do ID da Escola, pelo que, havendo um uso indevido, por vírus ou por qualquer outra razão, é o ID da Escola que fica em questão. Sendo a instituição frequentada por professores, funcionários, alunos, formadores e público em geral, pode bem ter acontecido que um dos utilizadores, também inadvertidamente, usou o facebook da Escola, tendo o servidor bloqueado imediatamente.

O técnico que nos prestou os esclarecimentos também informa que a Horácio Bento não tem página oficial no facebook, podendo existir alguma coisa nesse sentido por livre criação dos utilizadores.

Entretanto, o FN sabe que a Horácio Bento informou a Secretaria Regional da Educação desta ocorrência e está a desenvolver esforços para sair desta lista de maus utilizadores, quando é diretamente alheia ao problema.

Ao longo do ano letivo, esta instituição,como outras, tem vindo a  confrontar-se com o uso abusivo do facebook, tendo já restringido o acesso a certos conteúdos menos apropriados em nome da concentração e rendimento escolares dos estudantes. No entanto, o presente problema nada tem a ver com essa situação,até porque os alunos já se encontram de férias.