Escola da Apel tornou-se “World School”

Apel
A apresentação foi na passada quinta-feira. Foto DR

A Escola da APEL é a única Escola Internacional IB na Madeira e a sétima em Portugal.

Com a presença do Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, e do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, a Escola da APEL apresentou na passada quinta-feira uma nova oferta educativa, de cariz internacional.

Após dois anos de preparação, que implicou formação de professores, adaptação de algumas estruturas e acompanhamento por parte da instância internacional que lidera a organização das Escolas IB, a Escola da APEL, com data de 04 de junho, tornou-se uma “World School IB”.

A qualificação conferiu à Apel a certificada para lecionar o 11.º e o 12.º anos do “IB Diploma Programme”, com vista à obtenção do grau de bacharelado internacional (IB), que permitirá aos alunos que o frequentarem o acesso a universidades em cerca de 150 países.

O “International Baccalaureate” é uma organização independente e sem fins lucrativos, fundada em 1968 na cidade de Genebra, na Suíça, por professores que sentiram limitações no seu sistema de ensino.

O “Diploma Programme” é um currículo mundial, lecionado em inglês, que os alunos adaptam aos seus objetivos e ao seu futuro. É constituído por um núcleo de disciplinas centrais transversais e um conjunto de opções.

É um percurso válido para os alunos que queiram um secundário internacional, inclusive filhos de emigrantes que venham para a Madeira, ou filhos de estrangeiros que venham viver e trabalhar entre nós.

Na ocasião, o Pe. Fernando Gonçalves, Diretor Geral da APEL, mostrou o regozijo de toda a comunidade educativa pelo feliz resultado obtido com a recente certificação e atribuiu o mérito à motivação e ao trabalho voluntário de um bom grupo de docentes e de não docentes ao longo dos últimos dois anos.

Por seu turno, Gonçalo Faria, Diretor Pedagógico da APEL, mostrou o orgulho da APEL pelo facto de, mais uma vez como tem acontecido ao longo de quase 40 anos de existência, poder disponibilizar uma oferta educativa diferente e inovadora.

Na sua intervenção, o Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho sublinhou a relevância desta nova oferta, como alternativa de qualidade, para a Escola, para a Região e até em termos nacionais, uma vez que são tão poucas as escolas que têm esta metodologia de ensino.

“Acreditamos que é, com estas alternativas e pela diferenciação, que também nos conseguimos afirmar no todo e este é, sem dúvida alguma, mais uma proposta para valorizar o nosso ensino”, disse.