Festas animadas em honra de São Pedro

5São Pedro, o último dos três santos populares motiva festa muito animadas e tradicional em diversas freguesias da Madeira e Porto Santo, nos dias 28, véspera e 29 de junho, dia da festa
É o padroeiro das paróquias de São Pedro, no Funchal e da Ponta do Pargo, sendo também festejado nas capelas que lhe são dedicadas nos Lamaceiros (Porto Moniz), São Jorge, Lombada (Santa Cruz) e Porto Santo, assim como na capela da Conceição, na cidade de Câmara de Lobos.
A Ribeira Brava, que tem São Bento como padroeiro, assinala  a festa de São Pedro com um dos maiores arraiais da Madeira.
Algumas tradições mantêm-se no arraial de São Pedro, em especial na véspera da sua festa, como as viagens de barco, as romagens na Ribeira Brava com uma charola de grandes dimensões e um barco, ou o leilão do peixe no Porto Santo, ou ainda o cortejo de ofertas para a igreja realizado em Santa Cruz com início na Fonte dos Almocreves.
Os arraiais terão a participação de bandas filarmónica, de conjuntos e cantores madeirenses e continentais, pelo que a animação está garantida nos dois dias que durarão as festas.