Albuquerque promove cooperação com São Tomé e Príncipe

Dr.Miguel Albuquerque Presidente Governo Pr+¡ncipe6EFMadeira e São Tomé e Príncipe, uma parceria que poderá trazer dividendos à Madeira. Por isso mesmo, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e o Presidente da Região Autónoma do Príncipe (República Democrática de São Tomé e Príncipe), José Cassandra, assinaram esta manhã um Memorando de Entendimento com vista ao estabelecimento de um Programa de Cooperação, segundo uma nota enviada às redações pela Presidência do Governo.

No que tange aos objetivos deste acordo, enumeram-se alguns. A saber: “Reforço das relações de amizade e cooperação entre os povos das duas regiões lusófonas, atlânticas, insulares e autónomas; colaboração entre as duas regiões na exploração e partilha de novos modelos de organização e desenvolvimento sócio económico no interesse das respetivas populações; cooperação ao nível técnico, científico e da formação, especialmente ao nível da capacitação de recursos humanos e das organizações. Este Memorando inclui, ainda, a cooperação na promoção de iniciativas com vista à criação de oportunidades de investimento privado em ambas as regiões”.

Os contactos entre a Madeira e São Tomé e Príncipe passarão igualmente a ter outra frequência. “Com vista a dar seguimento a este Memorando de Entendimento serão estabelecidos mecanismos de contacto regular, quer no quadro institucional, quer no domínio de projetos e iniciativas a incluir no próprio programa de cooperação, bem como de outras iniciativas em que a Madeira e o Príncipe já participam individualmente, sendo propósito, também, o desenvolvimento de esforços comuns no sentido de procurar apoios complementares para a consolidação desta vertente de cooperação, no âmbito do Programa Indicativo de Cooperação Portugal-São Tomé e Príncipe”.

Dr.Miguel Albuquerque Presidente Governo Pr+¡ncipe5EF