Visita de Max à Madeira

max-dn10

Rosário Martins (texto)  Rui Marote (foto)

“Pomba branca, pomba branca, já perdi o teu olhar…” Alguém se lembra destas trovas celebrizadas na inconfundível voz de Max? Pois bem. Hoje o Funchal Notícias presta homenagem ao famoso cantor madeirense e divulga uma imagem da sua última visita à Madeira. Já fragilizado pela doença, foi recebido no então Aeroporto de Santa Catarina pelo presidente Alberto João Jardim. Um tempo em que os grandes artistas eram recebidos com pompa e circunstância nesta terra pelas autoridades e mantinham estreitos contactos com as redações dos órgãos de comunicação social, encaradas como pólos de divulgação cultural.

MMax deu o seu último espetáculo na Madeira, em 1978. Faleceu em 1980, após uma curta passagem pela Região que a foto documenta.

O grande embaixador da Madeira tem uma avenida junto ao Madeira Tecnopólo com o seu nome e um busto na Zona Velha da Cidade, numa homenagem do poder político da Madeira Nova ao cantor.

Max nasceu na Rua dos Tanoeiros, casou e viveu mais tarde na Rua do Surdo. Depois passou a residir em Lisboa.Quando vinha à Madeira, residia na Rua de Santa Maria, em casa de uma irmã.

Os anos passam, mas a voz de Max continua a ecoar e a ser uma referência.

recordar-e-viver-icon