Laboratório de Metrologia abre portas à sociedade

metrologia

O Laboratório de Metrologia da Madeira (LMM) associa-se às comemorações do Dia Mundial da Metrologia, que se assinala hoje, dia 20 de maio, com várias iniciativas que visam reforçar a sensibilização e a maior mobilização da sociedade para a importância desta área e do trabalho que é desenvolvido em prol dos consumidores.

Do programa de ações previsto para este dia, constam duas sessões subordinadas ao tema “Importância da Metrologia na RAM”, ações que terão lugar às 10.00 horas e às 15.00 horas, no Auditório do Laboratório de Metrologia, sito ao Parque Industrial da Cancela.

Paralelamente, o Laboratório terá as suas portas abertas a quem se associar a estas sessões, estando previsto um circuito de visita aos Laboratórios Técnicos e ao Pequeno Museu de Metrologia, no final de cada sessão.

Atualmente tutelado pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura (SRETC) e desde sempre integrado na Direção Regional do Comércio, Indústria e Energia (DRCIE), este Laboratório foi criado no ano de 2000, de modo a garantir a adequada aplicação da legislação metrológica no território da Região, prestando assim relevantes serviços ao nível da Metrologia Legal.

O Laboratório de Metrologia da Madeira possui competências atribuídas pelo Instituto Português da Qualidade, no âmbito da Metrologia Legal, para realizar operações de controlo metrológico, garantindo a exatidão do resultado das medições, dentro dos limites regulamentares.

No que toca à sua atividade, importa referir que a mesma é exercida, entre outros casos, no âmbito do controlo metrológico de taxímetros, instrumentos de pesagem (balanças e básculas), sistemas de medição de distribuição de combustíveis, vulgarmente designadas por bombas de combustível, contadores de combustíveis, manómetros industriais, manómetros para pneumáticos de veículos automóveis, massas, analisadores de gases de escape, parquímetros, sistemas de gestão de parques de estacionamento, opacímetros e quantidade de produtos pré-embalados.

Bases que remontam a 1875

A Convenção do Metro, que estabelece as bases do Acordo Internacional das Unidades de Medida, foi assinada em Paris a 20 de maio de 1875, celebrando-se, desde então, o Dia Mundial da Metrologia nesta data.

A Metrologia Legal desempenha um papel cada vez mais ativo e determinante na defesa do consumidor, em domínios tão vastos que vão desde as transações comerciais, a segurança e a saúde, à proteção do ambiente e controlo dos recursos naturais.

Ao contribuir para a correção e transparência no comércio, assim como para o reforço da credibilidade e confiança das medições, a Metrologia Legal constitui um elemento chave no desenvolvimento económico e social da Região, ao nível da economia e bem-estar das populações.