São Vicente: a “capital” dos arraiais de verão

s.vicente07

No verão, já é considerada um ponto obrigatório no calendário dos arraiais. Artistas de alto gabarito promovem espetáculos que fazem correr ao norte gente de toda a ilha. Assim é São Vicente, serrana mas ao mesmo tempo com uma dinâmica cultural crescente.

As vias rápidas rasgaram a rocha e encurtaram distâncias a norte, facilitando sobremaneira o acesso a São Vicente. O passeio Encumeada acima até ao fresco concelho é uma das principais opções de madeirenses e turistas no fim de semana e, particularmente, no tempo estival.

s.vicente01

A sua designação, segundo a história, remonta a questões religiosas e geológicas. Reza uma lenda que o Santo São Vicente se abrigado na cova de um rochedo, à foz da ribeira, onde lhe foi edificada uma capelinha que é bem visível à entrada da freguesia, sede de concelho.

O território ocupa poucos mais de 78, 82 km2 de área e, segundo os Censos de 2011, ronda os 5700 habitantes. Um povo que se dedica maioritariamente à atividade agrícola. No entanto, a exemplo de outros recantos da Madeira, conta com uma população emigrada na Venezuela, França e Inglaterra que regressa, em grande parte, à terra na época estival.

s.vicente02

Três freguesias compõem o município: São Vicente, Ponta Delgada e Boaventura. É de salientar, na Ponta Delgada, a figura do escritor Horácio Bento de Gouveia, cuja memória tem sido perpetuada pela família através da Casa-Museu com o seu nome, na respetiva freguesia.

Há muito que a filha do escritor acalenta o sonho de edificar um busto em memória deste vulto das letras madeirense, mas os apoios oficiais prometidos nunca se concretizaram até ao momento.

Outro ponto de grande relevo é a Igreja de Ponta Delgada, sobretudo a devoção ao Senhor do Bom Jesus que faz acorrer milhares de peregrinos ao norte, naquele que é dos principais arraiais da Madeira.

s.vicente10

Do ponto de vista político, a autarquia continua a ser gerida por autarcas social-democratas, mas que dissidiram do chamado jardinismo, tendo criado um “movimento” próprio que culminou com a vitória nas últimas eleições.

A cultura da vinha é também uma das riquezas do concelho. Habituado aos rigores do inverno e à rebeldia do mar do norte, os naturais de São Vicente cultivam a terra com afinco e persistência, apesar do abandono das terras pelas gerações mais jovens.

s.vicente11

As Grutas de São Vicente é outro pólo de atração que mobiliza a curiosidade de centenas e centenas de turistas.

São Vicente é das zonas mais aprazíveis da Madeira: simples, bela e fresca, entre a serra e o mar, por vezes, fustigada pelos temporais, mas sempre a saber virar a página e a dinamizar com resiliência a modesta economia local.

s.vicente13