Porto Santo: CDU quer rua com nome de Manoel de Oliveira

imagem retirada de mubi.com
imagem retirada de mubi.com

A CDU/Madeira propôs hoje, segunda-feira, dia 11 de Maio de 2015, junto dos presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal do Porto Santo, a atribuição do nome do realizador Manoel de Oliveira, recentemente falecido, a uma rua ou praça da cidade do Porto Santo, como forma de homenagear a figura e a obra daquele que é, seguramente, um dos maiores vultos das Artes e da Cultura nacional, e com grande reconhecimento mundial.

Manoel Cândido Pinto de Oliveira (11 de Dezembro de 1908 – 02 de Abril de 2015), figura incontornável da História do Cinema, realizou inúmeros filmes mudos e sonoros, a preto e branco e a cores. Era admirado em vários países europeus, nomeadamente em França, onde a sua obra faz parte dos currículos do ensino secundário.

O cineasta tinha, como é sabido, uma grande proximidade com a ilha do Porto Santo. Nesta ilha, onde Colombo viveu com a esposa, D.ª Filipa de Perestrelo, Manoel de Oliveira rodou parte do filme “Cristóvão Colombo – O Enigma” (2007). Terá sido, igualmente na ilha, que Manoel de Oliveira terá escrito alguns dos seus filmes, porque, e segundo as suas palavras, o local “tem momentos de sossego para trabalhar”.

Tendo recebido a Chave de Ouro da Cidade em Julho de 2005 em reconhecimento pelo seu trabalho e obra, o Porto Santo era, também, o local de férias do realizador, onde, anualmente, passava um mês há cerca de duas décadas.

Pela importância que o Porto Santo terá tido na vida e obra de Manoel de Oliveira, será de toda a justiça homenagear o homem e a sua obra, atribuindo, em sua homenagem, o seu nome a uma rua ou praça naquela ilha.