SPM pede reunião a Manuel Brito para clarificar reembolsos da ADSE

spmA Direcção do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM) solicitar uma reunião ao Secretário Regional da Saúde, Manuel Brito, de quem dependem os serviços da ADSE.

O SPM aguarda o respectivo agendamento, pedindo urgência na reunião, “como forma de esclarecer e apoiar os seus associados”, revela hoje o Sindicato em comunicado.

Justifica-se a reunião neste termos:

“Em janeiro de 2015, foram introduzidas alterações no processo de reembolso da comparticipação de despesas com saúde pela ADSE aos funcionários públicos aposentados, residentes na Região Autónoma da Madeira, sem que qualquer explicação tenha sido dada aos respetivos beneficiários.

No essencial, do que, verdadeiramente, se trata é que os aposentados em causa deixaram de receber as comparticipações a que têm direito pelos serviços regionais da ADSE, limitando-se estes à mera receção dos comprovativos e ao seu envio para Lisboa.

Desde então, o Sindicato dos Professores da Madeira tem vindo a registar um conjunto significativo de preocupações por parte dos professores aposentados, seus associados, nomeadamente quanto às consequências e constrangimentos provocados por esta alteração:

  1. Esta nova modalidade não dá garantia efetiva dos documentos enviados.
  2. Dificulta a consulta dos reembolsos e a obtenção dos certificados de reembolso que devem ser obtidos via internet, através depassword, com as consequências que daí advêm para uma faixa da população que, por motivos óbvios, já não terá a agilidade tecnológica necessária para lidar com este tipo de consultas e soluções.
  3. Qualquer atraso na certificação dos reembolsos a que têm direito, por via dos seus descontos para a ADSE, pode pôr em causa a “relação” com outros subsistemas de saúde e respetivas comparticipações, nomeadamente a quem tenha seguros de saúde”.