Câmara do Funchal assinala Abril com recados ao novo governo

SONY DSC
Fotos Rui Marote

A Câmara Municipal do Funchal assinalou esta manhã os 41 anos do 25 de Abril com uma sessão solene na sala de sessão da Assembleia Municipal, presidida por Paulo Cafôfo.

O convidado foi o professor de história contemporânea, coronel Fraga, capitão de Abril, embora, na altura da Revolução, em 1974, estivesse ao serviço da Força Aérea, na Beira, em Moçambique.

25-ABRIL-MADEIRAUma vez que a cerimónia, na Câmara, decorreu à mesma hora da cerimónia na Assembleia Regional, houve que fazer opções.

Na Câmara, notou-se que altas entidades civis, militares e religiosas regionais optaram por esta cerimónia.

Nota curiosa, o presidente da Câmara, Paulo Cafôfo presidiu à cerimónia (não se tratava de uma Assembleia Municipal caso contrário a presidência da Assembleia caberia a Rodrigo Trancoso) mas fê-lo sem o colar da cidade, eventualmente quebrando o protocolo.

Cafôfo não esquece que Albuquerque foi presidente da Câmara Municipal do Funchal e deixou a autarquia com uma dívida bem pesada. Além disso, faz votos para que, nesta primavera política do novo governo, as promessas de abertura democrática sejam mais do que retórica política e que a Madeira tenha um governo acima das “partidarites”.

Para além da exaltação dos valores de Abril, o autarca aproveitou o momento solene para enviar mais um recado a Albuquerque: “Desde logo, seria fundamental dar um importante sinal às autarquias com a resolução da transferência das verbas da contribuição variável do IRS, relativa a 2009, de cerca de 5 milhões de euros no que concerne ao Funchal, nunca efetuada pelo Governo Regional”.

O Coronel Fraga, amigo de Paulo Cafôfo, foi a figura convidada para uma palestra sobre os valores de Abril. Professor de história contemporânea,  intitula-se  Capitão de Abril. Na altura da Revolução dos Cravosd estava na Beira-Moçambique e na Força Aérea.

*Com Rui Marote

SONY DSC
Sessão solene presidida por Paulo Cafôfo…que não usou colar da cidade.
SONY DSC
O orador convidado foi o coronel Fraga.