Mozart e Strauss em concerto da OCM na Festa da Flor

A formação da Orquestra Clássica da Madeira
A formação da Orquestra Clássica da Madeira

O trompista Abel Pereira será a figura em destaque num concerto promovido pela entidade gestora da Orquestra Clássica da Madeira, a curiosamente denominada Associação Notas e Sinfonias Atlânticas (ANSA). O evento enquadra-se no âmbito da Festa da Flor, e realiza-se sexta-feira, 17 de Abril, pelas 21:30, no Teatro Municipal Baltazar Dias. A Orquestra Clássica estará sob a direção do maestro Cesário Costa – apresentado como um dos mais activos da sua geração – neste concerto que a OCM pretende que seja “brilhante” e “festivo”.

A participação especial de Abel Pereira como solista merece especial destaque, já que o mesmo é considerado um dos mais conceituados intérpretes portugueses de todos os tempos, de reconhecido prestígio internacional.

“Neste concerto, contamos uma vez mais com a especial colaboração dos jovens alunos do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, em forma de estágio pedagógico, possibilitando assim o contacto com uma instituição em real contexto profissional, reforçando a vertente da formação pedagógica da Orquestra, em estrita colaboração institucional com o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira”, informa a ANSA.

O programa escolhido inclui obras de Mozart “Der Schauspieldirektor, K.486 (O Empresário): Abertura”; “Divertimento [No.1] K.113 em Mi bemol Maior”; “Concerto para trompa, No.3, K.447, Mib Maior” e, ainda, valsas e polcas de Strauss “Fledermaus: abertura”; “Valsa do imperador, op.437”; “Tritsch-Tratsch-Polka, op.214”; “Perpetuum mobile; Musikalischer Scherz, op.257”; “Danúbio Azul, op.314”.

Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias e custam 20€, para as crianças dos 6 aos 12 anos apenas 5€.

O maestro Cesário Costa
O maestro Cesário Costa

O maestro convidado

Cesário Costa  (n. 1970) tem vindo a distinguir-se em Portugal como um dos mais activos maestros da sua geração. Depois do Curso Superior de Piano (Paris), completou o Mestrado em Direção de Orquestra (Würzburg, Alemanha), vencendo o III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra. A sua actividade como maestro desenvolve-se tanto em Portugal como no plano internacional. Apresentou-se na Europa, Ásia, Cabo Verde e América com reportório que vai do barroco ao contemporâneo, tendo sempre a preocupação de divulgar obras de compositores portugueses. Colaborou com solistas e encenadores de renome. Fez a estreia absoluta de mais de cem obras, trabalhando com a maioria dos compositores nacionais contemporâneos. Paralelamente à atividade de maestro e de programador musical, tem sido professor em diversas escolas e na Universidade Católica Portuguesa. Foi Director Artístico e Maestro Titular da Orquestra do Algarve da Orquestra Clássica do Sul, Presidente da Metropolitana e Director Artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa. É atualmente Maestro titular da OrchestrUtópica e Principal Maestro Convidado da Orquestra Clássica do Sul.

Abel Pereira, trompista
Abel Pereira, trompista

O solista Abel Pereira

Abel Pereira, primeiro trompa solo da National Symphony Orchestra Washington DC sob direcção do Maestro Christoph Eschenbach, é um dos mais conceituados intérpretes portugueses de todos os tempos de reconhecido prestígio internacional, nasceu na cidade do Porto na década de 70. Começou os seus estudos musicais aos 10 anos na Escola da Banda de Música dos STCP no Porto, e desde a sua primeira actuação como solista no Rivoli Teatro Municipal aos 11 anos de idade, desenvolve uma intensa atividade concertistíca por toda a Europa, América, Ásia, Africa e Medio Oriente.

Licenciou-se na ESMAE (Porto) onde estudou com Bohdan Sebestik, prosseguindo estudos com Marie-Luise Neunecker na Alemanha. Durante a sua formação teve aulas com Hermann Baumann, Stefan Dohr, Jeffrey Bryant, Radovan Vlatkovich, the Prague Horn Trio and the German Horn Ensemble. Foi premiado em diversos concursos nacionais e internacionais, nomeadamente Leeuwarden (Holanda), Makneukirchen (Alemanha), Concertino Praha (Republica Checa) e Primeiro Prémio no PJM-RDP Antena2 (Portugal).

Em 1998 recebeu pelas mãos de Vladimir Ashkenazy, Bernard Haitink e Prof. Lutz Kohler o European Master-Prize. Entre as dezenas de discos que realizou como solista, em música de câmara e em orquestra, destacam-se em 2002 a integral dos concertos para trompa e orquestra de W. A. Mozart com a Orquestra Metropolitana de Lisboa (AP Records), em 2005 a versão urtext do 4º concerto para trompa e orquestra de W. A. Mozart com a Orquestra Clássica da Madeira (EMI), em 2009 o Concerto nº1 para trompa e orquestra de R. Strauss com a Stellenbosch Festival Symphony Orchestra, e com a mesma orquestra em 2010 a Sinfonia Concertante em Mib para sopros e orquestra de W. A. Mozart (SU Productions).

Portugal, Espanha, Macau, India, Cabo Verde, Brasil, Venezuela, Austria, Suíça, Alemanha, Reino Unido e Africa do Sul são alguns dos países onde orientou Master-Classes.

Integrou como primeiro trompa-solo a Orquestra do Norte, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Nacional do Porto, Remix Ensemble, Orquestra Barroca Casa da Música, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica de Barcelona, Orquestra Giuseppe Verdi di Milano, Orquestra de Câmara da Europa e Orquestra MusicAEterna. Foi membro fundador do Quinteto ARTZIZ, Quinteto de Metais do Porto e do Ensemble Português de Trompas.

Durante a sua carreira fez mais de 50 concertos como solista com diversas orquestras mundiais.

Em 2004 foi solista convidado do 36º Simpósio Internacional de Trompas em Valência (Espanha), em 2007 foi director artístico do 1º Congresso Nacional de Trompas no Porto. Em 2013 foi solista convidado do 45º Simpósio Internacional de Trompas em Memphis (EUA).

Entre 2010 e 2012 foi primeiro trompa-solo convidado da Orquestra Filarmónica de Londres. É artista residente do Stellenbosch International Chamber Music Festival (África do Sul) e do Festival Internacional de Música de Pelotas SESC (Brasil). Tem mantido uma estreita ligação com a Orquestra da Universidade Unisinos e a Escola de Música da OSPA, Porto Alegre (Brasil).

Actualmente é professor na Escola Superior de Musica, Artes e Espetáculo do Porto e Chefe de Naipe da Orquestra Sinfónica do Porto, Casa da Música.

Obteve em Junho de 2012 o Estatuto de Especialista (Doutoramento) pelo Instituto Politécnico do Porto.

Tem sido durante anos 1º trompa convidado da MusicAeterna, Chamber Orchestra of Europe, Frankfurt Radio Symphony, London Philharmonic e Berliner Philharmoniker,