Instituto esclarece estudantes sobre a criação do próprio emprego

DSC03276
A IV Semana dos CEF e Profissionais esclareceu os alunos sobre os programas de emprego.

Como criar o próprio emprego? Esta questão foi o mote para a conferência que mobilizou, esta manhã, alunos e professores dos Cursos CEF e Profissionais da Escola Secundária Jaime Moniz, tendo por oradora Manuela Fernandes, técnica do Instituto de Emprego da Madeira.

Conforme salientou o presidente do Conselho Executivo, até há uns anos, o Estado assegurava o emprego aos jovens. O cenário inverteu-se: os jovens são hoje convidados a criar o próprio emprego, a serem empreendedores. É nesta lógica, salientou Jorge Moreira, que a IV Semana dos Cursos CEF e Profissionais proporciona aos estudantes a possibilidade de conhecerem os programas de emprego disponíveis pelo Instituto, assim como as várias etapas a percorrer para a criação do próprio emprego.

Falando para uma plateia de estudantes dos cursos de ambiente, gestão de informática, desporto, técnico de secretariado, turismo, entre outros, a técnica deixou várias pistas de trabalho que poderão ser exploradas pelos jovens e familiares.

Para além da palestra, a iniciativa “mercadinho” é uma forma de os alunos venderem os produtos biológicos que têm cultivado na horta da Escola, no âmbito dos cursos de ambiente. Outra iniciativa que consta do programa é o quiosque da informática, onde a comunidade escolar pode solicitar a alunos e professores ligados à informática a reparação dos computadores.