Pianista Giuseppe Lo Cicero actua no Funchal em Abril

giuseppe_lo_cicero

A Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira (AACMM) promove em breve mais um concerto no Teatro Municipal Baltazar Dias, com a marca de qualidade a que já habituou os melómanos madeirenses ao longo destes já longos anos de actividade. O concerto realiza-se no domingo, 19 de Abril, às 18 horas, e será protagonizado pelo pianista italiano Giuseppe Lo Cicero.

Do programa constam os scherzi 2, 3 e 4 de Chopin, a ‘Ballade’ de Debussy, a ‘Alborada del Gracioso’ de Ravel, ‘Cádiz’, de Albéniz, e ‘Los Requebros’, de Granados. O concerto integra-se no ciclo ‘Sua Majestade, o piano’.

Giuseppe Lo Cicero diplomou-se em piano no Conservatório V. Bellini, de Palermo, Sicília, com as mais altas classificações, sob a orientação do maestro Gaetano Cellizza.

Iniciou a sua actividade concertística aos doze anos de idade, apresentando em anos seguintes várias obras de Chopin, entre as quais ‘polonaises’ e estudos, além do Concerto nº 1 em Mi menor para piano e orquestra (aos quinze anos de idade).

Frequentou cursos de aperfeiçoamento com os maestros Antonio Trombone, Michele Marvulli e Aldo Ciccolini, além de seminários sobre a técnica pianística por Vincenzo Vitale, e recebeu preciosos conselhos de Jean Michault, Ugo Amendola e Alberto Mozzati.

Obteve prémios e reconhecimento em numerosos concursos de piano nacionais e internacionais como Osimo, Caltanissetta, Finale Ligure, F. Paolo Neglia di Enna..

Desde 1979 que é titular de uma cátedra de piano no Conservatório A. Scontrino de Trapani, juntando à actividade didáctica uma intensa actividade concertística.

Tem no activo cerca de 500 concertos em toda a Itália, em: Circolo Ufficiali di Bologna, Circolo Ufficiali di Palermo, Palazzo dei Congressi de Stresa, Sala degli Specchi de Merano, Sala dei Giganti do Palazzo Liviano em Padova, no Teatro Kursaal de Abano Terme, Teatro comunal Masini de Faenza com a Orquestra Filarmónica de Bakau dirigida por Ovidiu Balan, teatro Bagnoli de Sopra num recital com o título ‘La Magia della Musica’ com o ilusionista SILVAN; em Roma para a inauguração da Universidade Católica com a execução do concerto em Lá menor de Grieg com a Orquestra Sinfónica de Timisoara, dirigida por Pietro Gallo; teatro estatal de Oradèa com a Orquestra Sinfónica dirigida por Romica Rimbu, teatro ‘Impero di Marsala’ com a a execução do concerto nº 2 de Saint-Säens dirigido por Antonino Pappalardo e o o Concerto em Lá menor de Grieg, com a Orquestra do Conservatório de Trapani, dirigida por Sergio Mirabelli, Também já actuou em Portugal, Espanha, Roménia, Holanda, República Checa, Israel, recebendo sempre consenso unânime do público e da imprensa nacional e internacional. Um atento e dedicado intérprete da música de Chopin, o seu repertório estende-se a Debussy, Ravel, Rachmaninov, Albeniz, Granados e outros compositores italianos e estrangeiros mais recentes.

Já integrou júris de concursos nacionais e internacionais como: Martha del Vecchio, S.Rachmaninov, V. Bellini, Porto, AMA Calabria, Premio Internazionale Accademia Musicale Romana, etc.

Foi convidado a ministrar cursos de aperfeiçoamento e masterclasses no Liceu Superior de Música de Barcelona, Espanha, no Conservatório de Kroningen (Holanda) e no Conservatório Rimsky-Korsakov (Equador). Desde 1998 ocupa-se da programação da estação concertística no teatro comunal Sollima e no teatro ‘Impero di Marsala’.