Espanhóis animam Porto sempre acolhedor mesmo sem os estudantes

PORTO 2
“Quem vem e atravessa o rio, da ribeira até à foz, vê um grande casario, que se estende até ao mar…” FOTOS: Paulo Matos

Paulo Matos (texto e fotos)

O Porto continua a ser uma cidade de mil encantos até mesmo para o turismo. Em tempo de Páscoa, os nortenhos vivem a quadra em família e as ruas tornam-se mais solitárias. Os estudantes universitários regressam a casa e a Invicta anima-se com a passagem sempre bem vincada dos espanhóis que “dão um salto” ao país vizinho. Não passam discretos. Habitualmente alegres e conversadores, revitalizam o comércio com o poder de compra possível.

PORTO 1
Acordar e adormecer a Norte em tempo primaveril.

A zona ribeirinha do Porto é sempre um dos principais pólos de atração do Porto, onde a gastronomia e os excelentes vinhos do Douro constituem verdadeiros manjares dos deuses. Não é para todos os bolsos, sobretudo em tempo de austeridade. Mas dias não são dias.

Para além da simpatia e acolhedora hospitalidade do povo do Norte, é sempre possível desfrutar de boas refeições a um custo mais económicos do que noutras zonas do país. A francesinha à moda do Porto continua a ser o típico cartaz mas a doçaria típica portuguesa não fica atrás, com pastelarias muito prendadas na sua oferta.

A animação noturna também tem vindo a intensificar-se com grandes cartazes de animação que emprestam à cidade uma vertente cosmopolita, com variados eventos para ocupar residentes e forasteiros.

porto 6
Um passeio a Vila Nova de Gaia também é uma boa alternativa.