PCTP-MRPP diz que abstenção elevada favoreceu formação de governo “ditatorial”

icon-mrpp

A candidatura do PCTP-MRPP emitiu o seguinte comunicado de imprensa:

1. Relativamente aos resultados das eleições para a Assembleia Legislativa da Madeira, o PCTP/MRPP respeita a escolha que o povo da Madeira e do Porto Santo acabou de fazer.
2. O PCTP/MRPP agradece a todos os que nele votaram e assume o compromisso de corresponder a essa confiança, muito embora considere que a sua candidatura era merecedora de uma maior votação.
3. Importa salientar que a questão principal deste acto eleitoral não reside no número de partidos que se apresentaram ao eleitorado, mas sim na elevada abstenção que se verificou, abstenção que exprime o descontentamento crescente do povo na política de traição e oportunismo dos partidos do poder e que acaba por provocar uma grave adulteração da democracia. Na verdade, a abstenção, superior a 50%, permitiu que um partido, com o voto de apenas 1/5 dos eleitores, pudesse obter uma maioria absoluta e formar um governo ditatorial.
4. Ainda que a tribuna do parlamento regional constituísse um instrumento importante para a sua luta, o PCTP/MRPP não deixará contudo de prosseguir o trabalho político cá fora, continuando o combate ao lado do povo da Madeira e do Porto Santo contra as gravíssimas medidas de austeridade que se avizinham e que foi a candidatura do PCTP/MRPP a única a denunciar. Medidas essas cozinhadas pelo PSD e partidos da oposição que levarão, entre outras consequências, ao despedimento de 30 000 trabalhadores da função pública e à intensificação dos cortes nos salários e pensões.
5. O povo madeirense e porto-santense que hoje votou terá, em todo o caso, de assumir a responsabilidade pelo seu voto, vigiando no futuro a actuação dos beneficiários desse voto.
Pela nossa parte, não abandonaremos o povo da Região da Madeira e estaremos cá para lutar!

Funchal, 29 de Março de 2015

A Candidatura do PCTP/MRPP
às eleições regionais da Madeira