Madeirenses visitam cidade grega “suspensa no ar”

FullSizeRender
Meteora: uma povoação monástica que é património Mundial da Humanidade. Fotos: Fátima Marques

Um grupo de madeirenses prossegue a sua viagem à Grécia, desta feita com passagem pela cidade histórica de Meteora que significa “suspenso no ar” ou “entre o céu e a terra”. É uma incursão por aquele que é considerado o maior complexo de mosteiros ortodoxos na Grécia, como documentam as imagens que nos são enviadas por uma das viajantes da XIX Rota das Comunidades, Fátima Marques.

Segundo os dados que foram facultados ao Funchal Notícias por Fátima Marques, os primeiros assentamentos remontam ao longínquo século XI, quando os eremitas ocuparam algumas cavernas junto aos penhascos. No início do século XII, formou-se uma comunidade de ascetas que deu início a um estado de mosteiros organizados. Os monges eremitas, procurando um refúgio seguro à ocupação otomana, encontraram nos rochedos inacessíveis de Meteora um refúgio ideal. Foram então construídos mais de 20 mosteiros, tendo sobrevivido hoje apenas meia dúzia.

FullSizeRender[2]
Fátima Marques e demais viajantes rendidos à imponência desta cidade de ascetas.

O acesso aos mosteiros era feito por guindastes, mas em 1920, foram construídas escadas de acesso, por onde se sobe atualmente. A inteira povoação monástica foi declarada pela UNESCO Património Mundial da Humanidade.