TEF apresenta comédia policial numa adaptação de Miguel Mihura

tef-feira-diabos

“Um bando de ladrões segue a técnica apuradíssima de um filme, ‘Pêssegos em Calda’, que narrava, em imagens e termos sugestivos e muito instrutivos, um assalto a uma joalharia, para efetuarem o seu próprio assalto. Porém, uma gripe que degenera em pneumonia num dos assaltantes e a necessária intervenção de uma Irmã Enfermeira, de uma candura desarmante e… alarmante, poderá deitar por terra todos os bem elaborados planos…”

Esta é a sinopse apresentada pelo Teatro Experimental do Funchal (TEF) acerca da comédia policial ‘Uma Freira dos Diabos’, uma ‘comédia policial de humores’, a partir de Miguel Mihura, autor espanhol nascido em 1905.

Sobre este trabalho, escreveu o encenador Eduardo Luíz, do TEF: “O humor que perpassa em vários diálogos deste texto de teatro, sem grandes pretensões do autor, que fiel à sua visão iconoclástica – embora fazendo concessões ao público, reduzindo o tom crítico –, faz de uma forma simples sorrir o espetador. Muitas vezes o riso surge do inusitado da situação, onde a Irmã Maria dos Anjos vai a cada momento pondo a nu toda a história dos assaltantes, com uma doçura desmesurável. Este
ingrediente de humores, através do jogo de palavras, com um raciocínio ao mesmo tempo lógico e absurdo, apresenta-nos o patético da situação que transborda naturalmente do espetador a gargalhada espontânea ou pelo menos o sorriso aberto gerador da boa disposição.
Na reação cada vez mais confusa e baralhada, em que os assaltantes se vêem entre uma freira que lhes revela os seus segredos e uma D. Pilar meia chéché, tentámos que todas as componentes do espetáculo jogassem com o kitsch de toda a trama”.

A interpretação é de António Plácido, Celina Pereira, Élvio Sargo, Filipe Luz, Isabel Martins,
Margarida Gonçalves e Norberto Ferreira.

O espectáculo dura duas horas, aproximadamente, e está em cena de 26 de Março a 26 de Abril, no Cine Teatro de Santo António. Os bilhetes custam 8 euros para o público em geral. Há diversos descontos para estudantes e idosos, entre outros.

Os contactos podem ser estabelecidos para os telefones 291 226 747, telemóvel: 969 268 663, de terça a sexta,das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00.