Feelipa Color Code no Indiegogo

Não é uma ode à Primavera mas bem poderia ser. No Dia Mundial da Cor, 21 de Março, assistimos ao lançamento da primeira campanha do projecto português Feelipa, no Indiegogo – uma das maiores plataformas de crowdfunding do mundo.

O Código de Cor Feelipa foi criado com o intuito de permitir uma correcta identificação das cores, nos inúmeros objectos do dia-a-dia, às pessoas com deficiência visual, e permite, com o valor angariado nesta campanha, levar a cor a todas as escolas, promovendo desta forma a inclusão, assente num forte Programa Internacional de Embaixadores.

Para as pessoas com deficiência visual, a cor adquire importância no momento em que estas estão inseridas numa sociedade toda ela pautada de cor e, uma vez que estas não conseguem fazer a sua apreensão, parcial ou total, podem sentir-se excluídas ou demasiado dependentes de terceiros.

Neste sentido, o Feelipa foi desenvolvido com objectivo de conferir maior autonomia às pessoas com deficiência visual, permitindo uma melhor compreensão do mundo que as rodeia, tendo este código como principais premissas:

• Ser universal e de fácil memorização;
• Ser gratuito para o consumidor final;
• Ser facilmente reconhecível, independentemente das suas dimensões;
• Apresentar-se sempre em relevo, para um fácil e correcto reconhecimento táctil;
• Ter um funcionamento lógico, associando as cores primárias às formas geométricas básicas.

Através de um correcto acesso às cores, o Feelipa pretende proporcionar uma melhor qualidade de vida, maior autonomia e valorização das capacidades das pessoas que apenas têm uma outra forma de ver o mundo.