Alunos do Conservatório participam em concertos nos Açores e no CCB

conservatorio001
Treze alunos do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira estão a preparar-se para integrar a ‘XIV Edição da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música’ (OJ.COM), que este ano se realiza no Conservatório Regional de Ponta Delgada e reúne 80 alunos de oito conservatórios do País.

De 15 a 21 de março vão integrar um estágio, seguindo-se a participação em dois concertos.O primeiro terá lugar no Teatro Micaelense, no dia 21 de março, e o segundo no Centro Cultural de Belém, a 24 de abril, inserido nos Dias da Música. La forza del destino, do compositor italiano Giuseppe Verdi, Suite Sinfónica Scheherazade, do russo Nikolai Rismsky-Korsakov, baseada no livro As mil e uma noites, e Poema Sinfónico para Flauta e Orquestra, do flamengo Peter Benoit, são as obras que os alunos vão interpretar.

Após as provas de seleção, realizadas em janeiro, pelo maestro Ernst Schelle que este ano dirige o projeto, ficaram apurados os alunos: Veronika Taraban (violino I), Daniel Perzhan e Inêz Diez (violino II), Francisco Caldeira e Rodrigo Freitas (viola d´arco), Anna Juházs (violoncelo), Gonçalo Abreu (contrabaixo), Sofia Santos (oboé), Filipe Oliveira (fagote), Cláudia Gonçalves (trompa), Pedro Miguel Ferreira (trompete), José Miguel Canada (tuba) e Emmanuel Ornelas (timpani/percussão).

Verónica Taraban foi selecionada também como concertino, mas terá que disputar a posição com um aluno de outro conservatório. Durante o estágio terá que prestar uma prova, um solo da peça Scheherazade. “As orquestras sinfónicas têm a sua estrutura hierárquica: o concertino, o lugar de solista e de chefe de naipe e curiosamente, ou não, pois tem a ver com a capacidade dos jovens, o Conservatório da Madeira tem sempre os seus alunos muito bem posicionados na orquestra”, diz a propósito o professor Norberto Gomes, assessor artístico da direção do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira. “É sempre com grande emoção que se preparam para poderem ingressar na orquestra”, acrescenta.

Conforme explica o entrevistado, a OJ.COM foi criada em 2002 pelos conservatórios públicos nacionais: Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Funchal e Ponta Delgada e tem com o objetivo proporcionar aos seus alunos a prática orquestral. Reúne-se anualmente num estágio organizado, rotativamente, por cada uma das escolas envolvidas. O primeiro estágio da Orquestra realizou-se na Região no ano letivo de 2001-2002 e foi da responsabilidade do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira.

conservatorio002