Lancha “Mosquito” por resolver

mosquito001

Com o encerramento do  museu interativo Madeira Story Center, por problemas de ordem financeira, grande parte do seu espólio regressou à mão dos seus proprietários. O Funchal Notícias sabe que, por exemplo, as históricas pipas estão armazenadas na Madeira Wine. Mas subsistem algumas interrogações sobre algum espólio de valor cultural e insular.

Frente ao Story Center, estavam montados dois expositores com a pitoresca lancha “Mosquito” e  “Aquila”, esta última oferecida por João Borges. Estes espaços pagavam inclusivamente renda à Câmara Municipal do Funchal. Neste momento, o Funchal Notícias foi informado de que estas embarcações terão ficado provisoriamente à guarda da empresa “Etermar”, uma das proprietárias do Teleférico do Funchal.

mosquito002

A lancha “Mosquito” tem o seu historial. Tinha sido doada à Câmara Municipal do Funchal e chegou a estar exposta no Lido. Com a Expo-Lisboa, foi devidamente recuperada e esteve em exposição na capital portuguesa. Depois, regressou ao Funchal e ficou armazenada na CMF, transitando depois para o Almirante Reis para ser apreciada pelo público, a partir do museu interativo que acabou de cerrar portas e despedir os trabalhadores.

Neste momento, subsistem algumas interrogações junto do público sobre que destino a dar à lancha “Mosquito” e quem a deverá preservar para continuar a estar em exposição aos madeirenses e milhares de turistas que nos vistam.