Estátua em São Martinho é iniciativa dos cidadãos

Foto retirada do site  http://en.wikigogo.org/
Foto retirada do site http://en.wikigogo.org/

Na sequência da notícia que o Funchal Notícias publicou sobre a estátua que terá sido encomendada pela Paróquia de São Martinho, fomos informados pelo respetivo pároco que a Paróquia não a encomendou nem será colocada no adro ou terrenos da igreja de São Martinho, conforme nos tinham informado.

O Padre Marcos Gonçalves informa que há sim a ideia de edificar uma estátua em honra de São Martinho, mas a iniciativa pertence a “um grupo de pessoas de dentro e fora da freguesia”.

Quanto ao contributo da Igreja local, foi-nos esclarecido: “Sendo pároco de São Martinho, não podia deixar de louvar o projeto. Não posso criticar ou ficar de fora de uma iniciativa que nasce das pessoas da freguesia e visa honrar o nosso santo padroeiro.
É evidente que a igreja tem muitas outras prioridades e necessidades e não pode estar, neste momento, a edificar uma estátua. Não será por isso realizado qualquer peditório dentro da igreja para esse fim. Nem a paróquia tem capacidade financeira para suportar uma tal iniciativa. O que podemos fazer é tão simplesmente apoiar a iniciativa no sentido de dar a conhecer o projeto e a ajudar nas iniciativas de angariação de fundos realizadas pelo grupo de pessoas e comissão que decorre junto das empresas ou pessoas individuais. Eu próprio já contribuí com uma oferta pessoal”.
Por fim, acrescenta que “a maquete foi mostrada aos nossos paroquianos dentro da igreja e agora encontra-se na junta de freguesia no sentido de dar a conhecer a todos o projeto”.