Torres Vedras – outros Carnavais

carnaval_torres_vedras0005

Roquelino Ornelas (texto e fotos)

É genuíno, bonito, vistoso, sobretudo, o Carnaval de Torres Vedras, apregoado como sendo o mais português de Portugal. Não há, na verdade figurantes seminuas porque o tempo não é para isso, apesar do solinho bom que fazia pela tarde, nas ruas desta cidade do dito oeste. O que enche o olho são os cabeçudos, os carros alegóricos com piadas bem apanhadas, muita sátira portanto e, alegria, de quem desfila. Aqui, como em muitos carnavais, abundam marafonas de mamas grandes, feitas de papel de imprensa. Os homens ficam soltos e meneiam-se com à vontade. As ditas ficam desniveladas e por isso é preciso estar constantemente a nivelá-las.

Quem também se diverte muito são os mais jovens. A partir dos carros atiram pequeninos sacos aos espectadores que os devolvem numa “guerra “ muito divertida. Esses pequeninos sacos feitos de pano colorido são de ir e vir. Só de vir; uns cubos de esponja com os logotipos da Câmara e dos sponsors do Carnaval. São bonitos e dá para levar para casa como recordação. Aqui está uma ideia que os nossos organizadores regionais do Carnaval, poderão copiar. Ninguém levará a mal e é uma boa iniciativa de publicidade.
O povão que assiste, aqui, como nas ruas do Funchal, vê com o mesmo ar mais triste que alegre. Até mesmo os que se disfarçaram para vir ver estão com sorrisos ligeiros. E agora vamos às imagens e às legendas. Acho que os chineses têm razão: elas valem mais que muitas palavras, com legenda é a dobrar:

carnaval_torres_vedras0001 carnaval_torres_vedras0008 carnaval_torres_vedras0006 carnaval_torres_vedras0004 carnaval_torres_vedras0003