Câmara fecha ruas para maratona sem explicação aos cidadãos

run_madeira002

Rosário Martins e Rui Marote

Foto: AAM

No próximo domingo, o Funchal dinamiza a meia maratona e a maratona, um evento de cariz internacional que mobiliza a participação de atletas dos mais diversos países.

Ninguém duvida da importância do evento para a Região, que conta também com a organização da Associação de Atletismo da Madeira. Acontece que este certame desportivo decorre durante horas a fio na cidade, com reflexos óbvios no condicionamento do trânsito. Várias são as ruas do Funchal que ficarão fechadas ao trânsito com efeitos para o acesso ao porto do Funchal e até mesmo à zona hoteleira.

A meta destas provas será assinalada junto às Vespas, na Praça do Mar. Também aqui, caso atraquem navios de cruzeiro no porto, a circulação dos passageiros ficará condicionada, bem como dos demais turistas que chegam e partem da Região.

A poucos dias do evento, há quem reclame da falta de informação e continuam à espera de um edital da Câmara Municipal do Funchal a indicar as vias alternativas de circulação. Também a Polícia de Segurança Pública não tem prestado qualquer informação.

Segundo o Funchal Notícias apurou, a prática do desporto é fundamental e este evento também concorre para dar projeção à Madeira. Mas também alertam a Câmara Municipal do Funchal para respeitar os direitos de cidadania dos cidadãos, encontrando vias alternativas de circulação e esclarecendo com antecedência a população.