Catástrofe de 20 de fevereiro de 2010 é tema de conferência

casa da luz
Foto retirada do site: http://funchal.cityseekr.com/venue/627876-museu-da-electricidade

 

Os efeitos da aluvião de 20 de fevereiro de 2010 na Madeira é o tema da conferência que se realiza no próximo dia 20, pelas 14h 30, no Museu Casa da Luz. A iniciativa é promovida pela AICA, Associação de Investigação Científica do Atlântico.

O  painel de abertura denomina-se: A reação do Sistema Regional de Saúde à catástrofe e conta com duas intervenções. A primeira, da responsabilidade de Bruna de Gouveia, professora da Universidade da Madeira UMa, intitula-se: A perturbação de stress pós-traumático associada à catástrofe natural de 20 fevereiro de 2010 na Madeira: um estudo de caraterização na população adulta.

A segunda palestra será proferida por Rita Baptista Silva, doutoranda em Enfermagem e enfermeira chefe do bloco operatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Incidirá sobre o Impacto dos interventores da saúde no 20 de fevereiro de 2010. O painel será moderado por Helena Gonçalves Jardim, professora da UMa e investigadora da AICA.

Impactos na paisagem e no turismo é o tema do segundo painel, que terá início pelas 16h30. O antes e o depois da aluvião de 20 de Fevereiro de 2010: previsão, acontecimento e soluções da geoengenharia” estará também em debate. O orador será João Baptista Pereira Silva, investigador integrado da Unidade GEOBIOTEC (FCT), da Universidade de Aveiro. Os impactos do 20 de fevereiro de 2010 no turismo da Madeira é o tema que será analisado por João Lemos Baptista, professor e investigador da AICA.