Enfermeiros insulares debatem em Abril desafios da profissão no Século XXI

enfermeiroA Madeira acolhe, nos dias 22, 23 e 24 de Abril de 2015 o 2.º Congresso Insular de Enfermagem numa organização conjunta das Secções Regionais da Madeira e dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (OE).

“Os Desafios para a Enfermagem no Século XXI” são o tema deste evento que terá lugar no Hotel Meliã Madeira Mare, no Funchal.

Na sessão de abertura marcarão presença o futuro Secretário Regional dos Assuntos Sociais da Madeira; o Secretário Regional da Saúde dos Açores; o Bastonário da OE; e os presidentes dos conselhos regionais da OE, dos Açores e da Madeira.

O congresso contará com a participação de oradores de prestígio a nível regional e nacional. Entre eles há nomes como a professora universitária Isabel Fragoeiro, a vice-presidente do Iasaúde, Ana Clara Silva e profisisonais vindos dos Açores e de Canárias.

O congresso destina-se a todos os enfermeiros, estudantes de enfermagem e outros profissionais /estudantes.

As inscrições são gratuitas para estudantes e profissionais de enfermagem e limitadas à lotação do auditório do Hotel.

O congresso está organizado por mesas temáticas técnico-científicas de modo a responder ao desafio de contribuir para o desenvolvimento da profissão.

Serão abordados temas como ‘Que Enfermagem Queremos? – O Continente e as Ilhas’; ‘A Enfermagem – A Criança e o Jovem’; ‘A Enfermagem – A Saúde Materna e da Mulher’; ‘Os Desafios para a Enfermagem e as Novas Especialidades’; ‘Desafios Éticos para a Enfermagem’; ‘A Enfermagem no Século XXI/Competências Acrescidas’; ‘Vontades e Políticas’; ‘As Singularidades da Enfermagem na Região Autónoma dos Açores’; e ‘As Singularidades da Enfermagem na Região Autónoma da Madeira’.

“Pretendemos criar um espaço de reflexão e partilha, no fundo, um espaço de debate e de contributos para o desenvolvimento da melhor profissão do mundo, que é a profissão de Enfermagem. Pretendemos dar o devido destaque às grandes temáticas estruturantes para a profissão no momento atual, perspetivando também o futuro, e promovendo o intercâmbio técnico-científico entre as duas regiões insulares, (face às especificidades dos seus contextos de cuidados)”, escreveu o presidente da comissão organizadora do 2.º congresso e presidente da secção regional da OE, Ricardo Silva na carta de boas-vindas aos congressitas.

Os trabalhos terminam com uma conferência final cujo tema genérico é “A enfermagem na definição das políticas de saúde”.