Nacional com ‘monopólio’ no automobilismo

Automobilismo Nacional

Carlos Moniz

Duas provas do Campeonato da Madeira Coral de Ralis e quatro no Troféu Sprint AMAK (rampas) são as propostas da Secção de Desportos Motorizados do CD Nacional da Madeira tem agendadas para a época de 2015.

Um calendário que irá ser apresentado “no próximo sábado, dia 7, a partir das 15h00”, confirma José Canha, responsável da organização. “Para além do calendário, serão feitos esclarecimentos sobre regulamentos e demais assuntos de interesse para os pilotos”.

Quanto a novidades, “temos já uma programada para o Rali Município de São Vicente, prova inaugural da época a 27 e 28 de Março, e que é uma nova classificativa com 14,45 km, entre os Lamaceiros e a entrada para o Lombo do Mouro, na Serra d’Água. A prova terá oito ‘especiais’ e cerca de 65 km de extensão”.

No que diz respeito ao Rali Municípios do Funchal e Câmara de Lobos, a 12 de Setembro, José Canha adianta: ‘será igual à edição do ano passado, com oito provas de classificação’.

Fazendo um balanço às provas realizadas em 2014, o homem forte da Secção de Desportos Motorizados do CD Nacional da Madeira comenta: “Só podemos estar satisfeitos. Tivemos provas muito interessantes, competitivas, e muitos espectadores a acompanhá-las. As nossas listas de inscritos foram também em bom número, o que é sempre gratificante para quem organiza”.

Automobilismo Nacional

A propósito da adesão de concorrentes às provas ‘nacionalistas’, José Canha assegura que não há segredos: “Penso que o facto de termos facilitado a vida aos concorrentes, porque sabemos bem que nesta altura ninguém ‘nada em dinheiro’ e ter criado vários troféus monomarca, contribuíram para que tivéssemos boas listas”.

Por outro lado, “foi importante ter o apoio das câmaras dos locais onde as provas iam decorrer, porque isso aliviou os custos financeiros da organização. Não pedimos dinheiro, pois sabemos como é a situação na actual conjuntura; pedimos que nos dêem condições para organizarmos as provas”.

Esta ajuda “tem a ver com os custos do reboque, PSP, bombeiros, que ficam para a autarquia, enquanto a organização fica mais desafogada para os compromissos com o pessoal que colabora, comissários, controladores e demais elementos”.

Já com 15 anos a organizar provas, José Canha, afirma: “Por vezes, vem aquela vontade de desistir, porque as pessoas que vão ver as provas não imaginam o trabalho que dá organizá-las; são muitas horas que temos de dispensar para que as coisas decorram bem. Mas, há sempre um elemento da equipa que está comigo desde a primeira hora a dizer para continuar e pronto, cá estamos para mais um ano”.

O calendário do Campeonato da Madeira Coral de Ralis tem sete provas: 27 e 28 de Março – Rali Município de São Vicente; 8 e 9 de Maio – Rali Porto Santo Line; 13 de Junho – Rali da Calheta; 3 e 4 de Julho – Rali Municípios de Santa Cruz e Machico; 30 de Julho a 1 de Agosto – Rali Vinho Madeira; 12 de Setembro – Rali Municípios do Funchal e Câmara de Lobos e 25 e 26 de Setembro – Rali do Faial.Automobilismo Nacional

No Troféu Sprint AMAK, a época irá começar a 8 de Março, com o Circuito Livramento Ponta do Sol – Rampa Livramento/Canhas, seguindo-se 9 de Maio – Circuito Porto Santo Line; 24 de Maio – Circuito Município do Funchal/Rampa do Monte; 25 de Outubro – Circuito Município do Porto do Moniz/Rampa da Santa e Circuito Município da Calheta/Rampa do Paul do Mar.