MIUT 2015 é já o evento mais internacional da Região

ultra trail

Celso Gomes

1158 atletas provenientes de 30 nacionalidades. Assim vão as contas do Madeira International Ultra Trail (MIUT), quando ainda falta 1 mês e 5 dias para o fecho das inscrições. Recorde-se que a prova terá início às 00h00 do dia 11 de abril, no centro da vila do Porto Moniz, com a partida dos atletas que competem no principal evento, a MIUT 115, rumo ao concelho de Machico.

De acordo com Pedro Medeiros, elemento da organização a cargo do Clube de Montanha do Funchal, deste número de participantes apenas cerca de 300 são da Região, sendo os restantes dos 30 países, que fazem do MIUT o mais internacional evento da Região e dos maiores do país.

Neste momento, estão inscritos 356 atletas na MIUT115; outros 161 na ULTRA85; 395 no TRAIL40 (limite é de 400) e, por fim, 246 no TRAIL20.

Importa aqui salientar que a organização decidiu prolongar o prazo relativo ao primeiro período de inscrições (sem agravamento) até 8 de fevereiro, sendo que a 28 de fevereiro termina o 2º prazo, já com agravamento. A 8 de março termina o 3º prazo com um agravamento ainda superior.

Relativamente às provas, a MIUT115 irá percorrer, numa primeira fase noturna, veredas e levadas da costa norte, tendo como referência o planalto do Paúl da Serra–Maciço Montanhoso Ocidental. A primeira grande subida tem como ponto de referência o Fanal.

Corte topográfico

Segue-se, depois, a descida técnica para o Chão da Ribeira e, logo de seguida, nova subida longa para os Estanquinhos. São Vicente é a próxima passagem, ainda antes da chegada à Encumeada, onde o percurso penetra no Maciço Montanhoso Central, não sem antes fazer uma incursão ao Curral das Freiras para depois, então, enfrentar os picos Ruivo e Areeiro. A partir daqui, o percurso é maioritariamente a descer, com passagens pelo Ribeiro Frio, Poiso e Portela, a partir da qual a Serra das Funduras oferece uma interminável rede de singletracks rumo à descida técnica que levará os participantes à Levada do Caniçal, com passagem anterior pelo Risco. A fase final, percorrida na Levada, terá como pano de fundo o vale de Machico, com a meta junto ao Fórum Machico.

Já a partida para a prova Ultra85 será dada às 07 horas do dia 11 de abril, na zona dos Estanquinhos (Paúl da Serra).

Quanto à prova Trail40 será dada às 10 horas do dia 11 de abril, na zona do Pico do Areeiro, com uma subida ao mesmo.

Por fim, a partida da prova Trial17 será dada às 12 horas do dia 11 de abril, na zona da Portela. Todas as provas têm o seu término junto ao Fórum de Machico.

Ao longo dos últimos dias, a organização tem aproveitado a sua página do facebook para divulgar o nome de alguns dos participantes. É o caso do francês Lionel Trivel, da equipa Hoka One One. Foi quarto na Tour de Geants, segundo na TDS e quinto na UTMF 2014. “Lionel vai de certeza lutar pela vitória na MIUT2015”, garante o Clube de Montanha do Funchal.

O jovem atleta Kamil Leśniak, tido como uma das promessas da modalidade, é outra das presenças já confirmadas tendo aqui na Madeira a possibilidade de correr junto com atletas mais experientes.  Foi quarto na Bieg 7 Dolin (100km), segundo na The North Face 100 Thailand e segundo na Podziemny Bieg Sztafetowy w Bochni.

Teresa Nimes, a vencedora da prova TDS® – UTMB 2014, é mais uma presença de vulto confirmada no MIUT 2015.

Entre os portugueses, destaque para Luís Mota. “A luta pelo lugares cimeiros da prova e pelo Campeonato de Portugal Trail Ultra Endurance vai ser dura”, antevê a organização.

Enquanto não chega o dia da prova, a organização recorda que todos os interessados vão a tempo de se inscrever para o Ultra Trail de São Vicente e Porto Moniz, a 14 de fevereiro, sendo que esta constitui uma excelente forma de se preparar para o MIUT 2015. “Venha correr lado a lado com Julien Chorier, vencedor do MIUT 2014”, apregoa o Clube de Montanha.