Época do Motocross será de mudança

Motocross

Carlos Alberto Moniz

Com largos anos de prática de Motocross, modalidade na qual se iniciou em 1989, quando tinha apenas quatro anos, Fábio Mendonça fala do projecto para a época desportiva que se aproxima, recordando um pouco do passado.

“Ao início havia muitos pilotos e muito público mas, com o passar dos anos, as pessoas foram deixando de acreditar no Motocross por haver cada vez menos condições para a prática deste desporto aqui na Madeira e por haver cada vez menos provas por campeonato, muitos adiamentos de provas”, salienta.

Daí, e na sequência das duas últimas épocas, Fábio Mendonça espera um ano ainda melhor. “Alguns pilotos com provas dadas, quando foram realizadas as duas edições do MX Demo, em 2013 e 2014, juntaram-se para melhorar as condições, ajudando na organização do campeonato”.

Estes pressupostos, segundo Fábio Mendonça, “fazem-nos acreditar que este ano teremos Motocross a sério, com um grande número de piloto nas grelhas de partida, e que o público também irá acreditar e regressar às pistas em grande número, como acontecia há alguns anos”.

Para já, o piloto, juntamente com Ricardo Gonçalves, estão a formar – com o apoio do Dubai Club -, uma equipa que incluirá também “os actuais campeões regionais de MX2, Vítor Oliveira, e de Infantis, Afonso Santos”.

Motocross

Quanto aos locais onde a modalidade será praticada, o piloto diz: “até agora só tínhamos disponível a pista das Carreiras. Para a realização do MX Demo foi criada uma pista só para esse evento, no centro de Santa Cruz, em 2013. Já em 2014 foi aberta uma nova pista, na praia da Maiata no Porto da Cruz, que seria também para a realização do MX Demo2, mas acabou por lá ficar e com autorização para treinar e para utilizar em futuras provas do Campeonato Regional. Este ano tudo indica que serão criadas novas pistas”.

Em termos de custos e “tendo em conta a crise”, as inscrições para as provas este ano são ligeiramente mais baratas, 30 euros. “As licenças desportivas, a 145 euros, serão feitas no início do ano e incluemi um seguro para danos próprios para salvaguardar os pilotos em caso de lesões causadas nas provas ou mesmo nos treinos”, explica. “Os seguros contra terceiros ficarão a cargo das organizações das provas”.

No que diz respeito ao esquema das provas, “no Campeonato Regional, as provas eram de 20 minutos mais duas voltas, ganhando quem completasse mais voltas em menos tempo até surgir a bandeira xadrez”.

Em 2015, “para aumentar a competitividade, e visto que temos muitos pilotos novos, foi decidido reduzir o tempo regulamentar para 15 minutos mais duas voltas”.

O vencedor será decidido “pelo somatório de pontos das duas mangas realizadas e, em caso de empate, ganhará quem fizer o melhor resultado na segunda manga”.

De referir que estão agendadas seis provas para o Campeonato Regional de 2015: 22 de Março; 11 de Abril; 1 de Maio; 24 de Maio; 14 de Junho e 5 de Julho.

fechar